A importância da Natação Infantil

Arquivo de Notícias 04/08/2020

menino nadando dentro de uma piscinaA natação contribui de diversas maneiras para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, trabalhando os aspectos emocionais e sociais.⁣ É um esporte que não tem qualquer contraindicação aos praticantes, podendo ser iniciado a partir dos seis meses de idade. ⁣A prática dessa atividade proporciona inúmeros benefícios:

1. Desenvolve a musculatura
A prática regular de atividades físicas estimula a musculatura e isso não é diferente no caso da natação. As crianças tendem a ficar com os músculos mais firmes, principalmente os braços e as costas — o que também ajuda muito na postura.
Nesse sentido, é válido dizer que o desenvolvimento muscular é de suma importância para que o jovem não sofra com dores na região da lombar, além de ganhar mais resistência para lidar com eventuais quedas ou choques em outros esportes com contato físico. O resultado é o início da tonificação muscular e, a longo prazo, de uma vida mais saudável.
 
2. Melhora a capacidade respiratória e a circulação sanguínea
Muitas pais têm filhos com problemas respiratórios e veem na natação uma excelente opção de atividade física. Essa associação ocorre frequentemente por um motivo: o nado traz muitos ganhos para o sistema cardiorrespiratório e ajuda no trato de diferentes complicações respiratórias, como bronquite, asma e afins.
 
Como é praticado na água, que tem uma resistência atípica, o esporte faz com que o jovem desenvolva o uso do diafragma, estimulando a respiração correta para conseguir se deslocar. Isso acontece porque a natação alonga toda a musculatura intercostal, abrindo e fechando as costelas, o que acaba gerando um fortalecimento dos músculos abdominais.
 
Os músculos do coração também são aprimorados, diminuindo a chance de alguma doença ou complicação cardíaca no futuro. Ou seja, ela tem um efeito preventivo que não protege somente os pulmões, atuando também sobre outras áreas do corpo.
 
Além do mais, nadar 3 vezes por semana favorece consideravelmente a circulação sanguínea, melhorando a distribuição de nutrientes no seu corpo e, por consequência, a oxigenação. Esse é um ganho e tanto, certo? A tendência é que, aos poucos, todas as outras funções fisiológicas também sejam beneficiadas, já que uma boa distribuição de nutrientes é essencial.
 
3. Ajuda a controlar o peso
É muito comum ver crianças ligadas no videogame ou no smartphone durante todo o dia. Não há problema em se divertir dentro de casa às vezes. No entanto, é preciso ter muito cuidado com o sedentarismo, já que ele está totalmente associado a problemas como a obesidade infantil.
 
Como é bastante intensa, a prática dessa modalidade tem alta queima calórica, ajudando muito no controle de peso. Mais que isso, praticar um exercício físico regularmente estimulará a criança a se movimentar mais ao longo dia, fazendo com que ela gaste suas energias e se alimente melhor. Com esse ciclo virtuoso ativo, ela dificilmente terá dificuldades relacionadas ao sobrepeso.
 
4. Desenvolve a coordenação e o intelecto
Existem diferentes tipos de nado. Cada um deles exige do praticante a execução de determinados movimentos. A forma de controlar o corpo nesses deslocamentos deve ser coordenada e respeitar técnicas específicas. Afinal, mexer os braços, as pernas e respirar adequadamente demanda disciplina e consciência corporal.
 
Sendo assim, a natação para crianças é excelente por ajudar na percepção do próprio corpo. Os pequenos que têm alguma restrição motora também são bem-vindos, porque podem aprimorar suas capacidades.
 
Você já escutou aquela velha expressão: “mente sã, corpo são”? Pois bem! Nadar com frequência também é ótimo para relaxar fisicamente, organizar os pensamentos e melhorar as competências intelectuais. Crianças com necessidades especiais também são muito beneficiadas por essa atividade.
 
5. Melhora a qualidade do sono e o sistema imunológico
Se o seu filho apresenta alguma dificuldade na hora de dormir, talvez a natação seja a solução. Como já dito, ela é uma atividade repleta de intensidade. Sendo assim, ajuda a criança a pegar no sono com mais facilidade, relaxando e descansando durante a noite toda.
 
Dormir bem, aliás, traz benefícios mais do que significativos para a saúde humana. É durante esse momento do dia que os pequenos crescem e recuperam as energias para o dia seguinte.
 
Por conta de todos os motivos listado até aqui, não é difícil imaginar que seu filho não ficará doente tantas vezes, não é mesmo? Uma musculatura mais forte, sono regrado e uma alimentação controlada são conquistas facilitadas pela prática da natação. Com tantas consequências positivas, o sistema imunológico também sai ganhando, ficando mais resistente a vírus e bactérias.
 
6. Cria um momento de diversão
Crianças gostam de brincar e se divertir, não é mesmo? É bom que ela tenha a sensação de diversão e não de obrigatoriedade em relação à rotina de atividades físicas. Assim, o momento da aula será divertido e será um período em que ela vai fazer o que gosta e ainda encontrará com os colegas, potencializando o resultado e o comprometimento dela.
 
Enquanto se diverte, ela também forma uma noção melhor de espaço, tempo e ritmo, que é outro ganho muito relevante. Por isso, dê preferência a academias com profissionais experientes, que sejam reconhecidas no mercado.
 
7. Deixa a criança mais confiante
A necessidade de socializar com um grupo novo e totalmente diferente também pode ser um grande estímulo para a criança, tornando-a mais confiante. Isso pode parecer bobagem, mas traz muitos benefícios ao longo da vida e colabora para que ela se socialize com mais facilidade.
 
Além de estimular o crescimento infantil, a natação para crianças se mostra como uma opção muito rica, já que é uma prática capaz de concentrar diversas vantagens. Habilidades físicas, cognitivas, motoras e sociais podem ser amplamente desenvolvidas em aulas dessa modalidade.
 
Fonte: blog.academiaboaforma

Páginas Relacionadas