Nossa História

O Clube
Lira Tênis Clube - Fundado em 07/10/1926
 
Primeira Diretoria do Lira
 
O Lira Tênis Clube, um nome forte e sonoro, nasceu da fusão de dois tradicionais Clubes Florianopolitanos, o Tennis Club Florianópolis fundado em dezembro de 1922, e o Sociedade Lyra fundado em julho de 1920. A fusão ocorreu em julho de 1926, tendo sido oficializada em 07 de outubro do mesmo ano. Sua Sede foi instalada, inicialmente, na Chácara de Espanha, região nobre do Centro de Florianópolis, tendo sido transferida para os "altos da colina" em 29 de março de 1927. Seu 1º Presidente foi Victor Busch.
A seguir, trechos da carta dirigida aos Srs. Sócios do Lira Tênis Clube, em abril de 1927:

"De acordo com o que ficou resolvido em assembléa geral extraordinária, a directoria acaba de fechar um contracto com o sr. José Antonio Ribeiro, arrendando o prédio e a chácara, situados entre as ruas Pedro Ivo, Felippe Schmidt e Padre Roma.
No prédio acima será definitivamente installada a nova sede da nossa sociedade, e o local escolhido para este fim fica situado no ponto mais pitoresco da nossa bella cidade.
As obras de reforma da casa já foram iniciadas...
Além da reforma completa do predio e do terraço existente, a directoria mandará tambem construir magnificos campos e córtes de tennis, obedecendo estas obras ás exigencias mais modernas deste elegante esporte. (...)
O local, onde vae funccionar a nova séde do "Lyra Tennis Club", situado em pleno coração desta Capital, só por si já apresenta attractivos cheios de encanto e que proporcionam uma agradavel permanencia. (...)
A actual situação financeira do nosso club é bôa e, levando ainda em consideração que elle vai ter agora a sua séde própria, confortavelmente installada, ella melhorará consideravelmente, de sorte que a nossa sociedade estará, dentro de pouco tempo, em condições de amortisar a sua dívida e iniciar uma economia destinada a, mais tarde, adquirir por compra o predio e a chacara, ora arrendados. (...)
sto não significa absolutamente que a diretoria pretenda encurtar a verba destinada às festas e às diversões, que continuarão da mesma forma como até hoje, com o brilho e a animação que sempre caracterisaram. (...)

As obras de adaptação estarão concluidas em meiados de Julho p. V. E a inauguração official da nova séde se realizará em fins do mesmo mês.

A Directoria
Florianópolis, Abril de 1927"
 
Ao longo dos anos, o Lira sempre contou com a presença de Associados de bom nível social e que tanto contribuíram para fortalecer a sua tradição.
Hoje temos 2 quadras de Tênis oficiais e uma não oficial para aula infantil e "bate bola", onde é o "paredão". Segundo o "Mestre do Tênis", Guga, as quadras de tênis do Lira, são comparáveis a ROLAND GARROS. Nossas quadras têm revelado vários campeões, tais como Guga, Márcio Carlsson, Jorge Weckerle e Walter Bello Wanderley.
A quadra de basquete, que proporcionou ao Lira sagrar-se TRI-CAMPEÃO ESTADUAL DE BASQUETE nos anos 1956/1957/1958, existente na época, foi eliminada e em seu lugar...

... surgiu a piscina, inaugurada em 06/01/1966, na gestão Antônio Apóstolo.

Hoje o nosso Clube, dispõe de moderna Quadra Poliesportiva, além da piscina de Hidroginástica e da atualíssima Academia de Musculação. Atualmente, dispõe-se de melhores condições físicas, administrativas e financeiras, consolida-se os meios necessários ao desenvolvimento de ações voltadas ao público.

Todavia há que se destacar como fator preponderante desse bom momento, a união de esforços dos diversos organismos que integram a estrutura formal do Clube, voltado aos interesses maiores.

São 89 anos de história e cumplicidade com a história da nossa cidade.
Durante estes anos, vários presidentes comandaram com suas equipes os destinos desta sociedade, viveram bons e difíceis momentos, porém, o importante foi o propiciarem as condições para o aqui e agora.

O agora, nesta filosofia de Clube Social, satisfação é o que se busca incessantemente para oferecer aos associados e frequentadores, no segmento escolhido.
O desafio da equipe dirigente é oferecer serviços com qualidade, dentro do que cada um espera encontrar e receber.

A missão é manter sempre elevado o ânimo daquele que escolheram o Lira como polo irradiador desse sentimento que aqui chamamos de "satisfação".


O sucesso presente é resultante da ação conjunta empreendiada, o sucesso futuro depende do que iremos realizar em prol do nosso Lira, contudo, nossa união, esforço e competência, sem dúvida alguma garantirá e assegurará ao Clube da Colina condição de crescimento e continuar sendo reconhecido como o Clube Social referência na comunidade catarinense.

Imagens disponibilizadas de nossos Ex-Presidentes para download:

Confira os mandatos de nossas Diretorias desde 1927 à 2012 disponibilizados para downloads:

 

 

Arquivos Relacionados

Fotos

História