HÁBITO DA LEITURA

Arquivo de Notícias 07/08/2017

 

     “Estudos da História Moderna têm revelado que somos uma civilização construída sobre os fundamentos da escrita. O homem, no seu aspecto histórico-cultural, tem sido grandemente um produto do livro”.

      Um recente relatório da UNESCO, sobre o hábito da leitura no mundo, conclui que “nenhum outro processo de comunicação – inclusive o eletrônico – é instrumento mais adequado do treino mental e fortalecimento do poder da imaginação do que o contato humano com o material impresso de boa qualidade: o livro”. Acrescenta: “No mundo de hoje e no de amanhã, jamais deixaremos de ser alunos. O educador moderno está aperfeiçoando esse ideal de educação permanente, em jovens e adultos”.

    O renomado escritor argentino, Jorge Luís Borges, conceituou, com alcance universal, a importância do livro. Eis seu pensamento: “Dos muitos instrumentos inventados pelo homem, nenhum pode comparar-se, nem de longe, ao livro, porque os outros instrumentos são extensões, são mecanismos desse outro mecanismo que é o nosso corpo... Em troca, o livro é uma extensão da memória e da imaginação”.

     A tecnologia nos oferece, hoje, o acesso à versão digital. No último dia 18 de abril, ao ser comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, foi lançada a versão digital de “Versos para os Pequeninos”, de João Köepke, escrito entre 1886 e 1897, mas nunca publicado!

    Todos temos um projeto de vida, desejosos de saber mais e conscientes da necessidade de saber mais, que é o caminho da realização pessoal e para vencermos a competitividade crescente.

    Nosso grande autor Monteiro Lobato já dizia que “um país se faz com homens e com livros”.

    O editor Martin Claret, ao prefaciar a coleção “O Autor por ele mesmo”, concluiu:  

Você nunca é o mesmo depois de ler um livro.

Livro muda as pessoas.

Livro muda o mundo.

Leia mais para ser mais.

 

Organizado por Ademar Arcângelo Cirimbelli, Assessor da Presidência do Lira Tênis Clube, agosto/2017.