Nossa História

O Clube
Lira Tênis Clube - Fundado em 07/10/1926
 
Primeira Diretoria do Lira

Breve Histórico do Lira Tênis Clube

O Lira Tênis Clube, um nome forte e sonoro, nasceu da fusão de dois tradicionais clubes florianopolitanos: a Sociedade Lyra, fundada em julho de 1920 e o Tennis Club Florianópolis, em dezembro de 1922. A fusão ocorreu em julho de 1926, tendo sido oficializada no dia 7 de outubro do mesmo ano. Sua sede foi instalada, inicialmente, na Chácara de Espanha, região nobre do Centro de Florianópolis. Em 29 de março de 1927, deu-se a transferência para os altos da Colina, entre as tradicionais Ruas Tenente Silveira e Felipe Schmidt, onde se encontra, imponente, até hoje. Por isso, também é conhecido por Clube da Colina.

Registramos e reverenciamos seus fundadores e idealizadores, todos de intensa afinidade com a Capital dos catarinenses: empresário Victor Busch (primeiro Presidente do Clube), J. J. Gomes, Nicolau Malburg, Alberto Brüggemann, Júlio Voigt, Hugo Möellmann, Reynaldo Möellmann, Marcelino Coelho, João Tolentino Júnior, Eduard Searles, M. Q. Sainsbury e Gentil Barbato. 

Compartilhamos, a seguir, trechos da carta dirigida aos Associados do Lira Tênis Clube, em abril de 1927: "De acordo com o que ficou resolvido em Assembléia Geral Extraordinária, a directoria acaba de fechar um contracto com o sr. José Antonio Ribeiro, arrendando o prédio e a chácara, situados entre as ruas Pedro Ivo, Felipe Schmidt e Padre Roma. No prédio, será definitivamente installada a nova sede da nossa sociedade, e o local escolhido para este fim fica situado no ponto mais pitoresco da nossa bella cidade. As obras de reforma da casa já foram iniciadas... Além da reforma completa do predio e do terraço existente, a directoria mandará tambem construir magnificos campos e córtes de tennis, obedecendo estas obras ás exigencias mais modernas deste elegante esporte. (...)

O local, onde vae funccionar a nova séde do "Lyra Tennis Club", situado em pleno coração desta Capital, só por si já apresenta attractivos cheios de encanto e que proporcionam uma agradavel permanencia. (...)

A actual situação financeira do nosso Club é bôa e, levando ainda em consideração que elle vai ter agora a sua séde própria, confortavelmente installada, ella melhorará consideravelmente, de sorte que a nossa sociedade estará, dentro de pouco tempo, em condições de amortizar a sua dívida e iniciar uma economia destinada a, mais tarde, adquirir por compra o predio e a chacara, ora arrendados. (...)

Isto não significa absolutamente que a directoria pretenda encurtar a verba destinada às festas e às diversões, que continuarão da mesma forma como até hoje, com o brilho e a animação que sempre caracterizaram. (...) 

As obras de adaptação estarão concluidas em meados de julho p. v. e a inauguração official da nova séde se realizará em fins do mesmo mês.

A Directoria

Florianópolis, abril de 1927".

Dispomos, hoje, de duas quadras de tênis oficiais e uma não oficial para aula infantil e "bate bola", onde é o "paredão". Segundo o "Mestre do Tênis", Guga, as quadras do Lira são comparáveis a ROLAND GARROS. Nossas quadras têm revelado vários campeões, tais como Guga Kuerten, Márcio Carlsson, Jorge Weckerle e Walter Bello Wanderley.

A quadra de basquete, que proporcionou ao Lira o Tricampeonato Estadual de Basquete nos anos 1956, 57 e 58, foi substituída pela piscina, inaugurada em 6 de janeiro de 1966.

Mais recentemente, na primeira década deste milênio, os Conselhos Deliberativo e Fiscal e a Diretoria Executiva trabalharam exaustivamente para viabilizar o planejamento e a construção dos 8.400 m² de áreas comerciais e de lazer que passaram a integrar o Complexo Center Lira. O importante empreendimento foi concretizado com a permuta do terreno do Clube, localizado no Bairro Córrego Grande e adquirido em junho de 1973. As gestões que se sucederam vêm percorrendo o mesmo caminho, com significativos investimentos, construção de novos equipamentos e constantes melhorias.

O Clube disponibiliza, agora, de uma moderna estrutura com três salões para eventos, sonorizados, climatizados e com tratamento acústico, churrasqueiras, piscina semiolímpica com teto reversível, piscina de hidroginástica, quadra poliesportiva, saunas masculina e feminina, academia de musculação, salão de beleza, espaço kids, bar e restaurante, amplas garagens (200 vagas), ambientes com iluminação econômica (LED), cisterna para 25 mil litros de águas pluviais, lojas comerciais para locação, entre outros serviços. Esse conjunto considerável viabiliza, também, recursos financeiros, para que se ofereçam serviços de qualidade aos Associados e demais frequentadores. 

Há que se destacar, como fator preponderante desse bom momento, a união de esforços dos diversos organismos que integram a cadeia de comando, onde sempre têm prevalecidos os interesses do Clube e as deliberações colegiadas; o investimento continuado na formação dos Colaboradores e a informatização dos procedimentos administrativos e contábeis.

 O Lira, nos seus 92 anos de história, transformou-se num marco de cumplicidade com esta Cidade. Antigo, mas moderno, consolidado, criativo, de gestão profissional, transparente, responsável, comprometida com a sustentabilidade e ciente de seus compromissos de inclusão social. Local de encontro de amigos e de saudável prática desportiva. Formador de campeões. Para muitas famílias, a segunda casa. Tem sido agraciado com o Troféu Top de Marcas, como o Clube Social mais lembrado pela comunidade da Grande Florianópolis. 

Temos todos o compromisso de superar os desafios, as crises políticas e econômicas, e manter sempre elevado o ânimo daqueles que escolheram o Lira como polo irradiador do sentimento, que aqui chamamos de "satisfação".

O sucesso presente resulta da ação harmoniosa de gerações de Dirigentes competentes e responsáveis e de Associados de qualificado nível social. O futuro depende da continuidade dessa postura, assegurando seu crescimento e confirmação como Clube referência na comunidade catarinense.

No Hino, especialmente preparado pelo Pe. Ney Brasil Pereira e por esta Assessoria, para as comemorações do 90º aniversário do Clube, está a síntese dessa trajetória de glórias:

 

Refrão:

No alto da Colina / da Ilha encantada,

Um Clube despontou.

Os anos se passaram / e o Lira bem garboso

A todos conquistou!

 

Tal como a Ponte, da Cidade símbolo,

O nosso Clube se cobriu de glória.

A natação, o tênis, o desporto

Tudo concorre a construir vitória!

 

Seleto quadro social dá brilho

A seus eventos aglutinadores.

O azul e o ouro da nossa Bandeira

Refletem o sol do nosso mar nas cores.

 

Matéria organizada pelo Assessor Especial (Voluntário), Ademar Arcângelo Cirimbelli, na Gestão 2016-18.

 

Imagens disponibilizadas de nossos ex-Presidentes para download:

Confira os mandatos de nossas Diretorias desde 1927 à 2014 disponibilizados para downloads:

 

 

Arquivos Relacionados

Fotos

História